Um marco importante para a atividade Registral e Notarial foi estabelecido com a chegada da pandemia da Covid-19, na qual, classificados como serviços essenciais, os então conhecidos "cartórios", tiveram que vencer o desafio de prover a sociedade com formas, métodos e maneiras de garantir a segurança jurídica nas transações pessoais e empresariais, considerando as normais de lockdown, distanciamento social e segurança impostos. Além de garantir o atendimento pessoal continuado, as Associações de classe das diversas atribuições do Registro Público, além de iniciativas individuais de diversos "cartórios", que já vinham investindo em disponibilizar soluções para formalização de atos eletrônicos ou digitais, promoveram uma verdadeira revolução nos serviços prestados, disponibilizando plataformas em nuvem, na internet, que hoje atendem as transações pessoais e empresariais, desde o registo do nascimento de uma pessoa, ou constituição de uma empresa, passando pelo registro de propriedade, instrumentos particulares, crédito bancário, cobrança e chegando a possibilidade de obter-se certidões de todos esses atos, apresentados em formato nato-digital, desmaterizado ou digitalizado a partir de original físico, na forma das Leis e regulamentos existentes, bem como aquelas que foram revisados, criados ou ampliados para o o suporte e segurança jurídica.
A primeira plataforma para registros eletrônicos conhecida até hoje é uma iniciativa criada há 11 anos pela empresa carioca Prospectiva Sistemas Ltda que, a convite da BNY Mellon aceitou o desafio de, baseada nas regras técnicas que davam suporte ao uso de certificados digitais possibilitavam que os atos de gestão de fundos e clubes de investimento fossem criados digitalmente em seus sistemas internos, assinados digitalmente com certificados digitais no padrão ICP-Brasil e registrados em formato digital em Serviços Registrais de Títulos e Documentos. Nasce então a Plataforma RTDNet, a Prospectiva Sistemas Ltda cria a Xcelent Soluções e Tecnologia para foco em plataformas web e soluções mobile a qual hoje oferece as mais completas ferramentas para integração entre os principais gestores de fundos de investimentos instalados na Capital do Rio de Janeiro e também com prestadores de serviços bancários de outros estados além de outros cartórios. Nesse tempo de existência foram registrados mais de R$ 240 bi em contratos de crédito, garantias das mais diversas, cessões de recebíveis, atos de fundos de investimentos e outros instrumentos, em mais de 100 mil atos, que modificaram a forma de fazer negócios para mais se 30 mil pessoas e empresas. A mais recente iniciativa atende a integração dos Serviços Registrais de Títulos e Documentos com os Serviços Registrais de Registro de Imóveis para solucionar o processamento de Intimações de cobrança de dívidas de contratos de crédito imobiliário através de notificações extrajudiciais.
Criada a partir de convênio entre a Anoreg/RJ, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a empresa TCS Outsourcing, a plataforma e-cartorio foca no fornecimento de Certidões Eletrônicas de distribuições de feitos cíveis e criminais, para diversas finalidades, como compra e venda de imóveis e concurso por exemplo. Também é possível obter Certidões Eletrônicas de outras Comarcas do Estado do Rio de Janeiro. Outra boa funcionalidade é que podem ser obtidas ainda Certidões Eletrônicas de todas as atribuições do Registro Público. Assim podem ser solicitadas Certidões de: Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil, Registro de imóveis, Registro de Pessoas Jurídicas, Registro de Protesto de Títulos e Registro de Distribuição. Observar que a disponibilidade de Certidões está dependente de adesão de determinados cartórios a plataforma. Exemplo: Nem todos os Registros de Imóveis da Capital estão fornecendo Certidão Eletrônica de Ônus reais por esse canal.
Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas é um sistema mediador que liga os clientes que desejam solicitar atos de registro aos cartórios de RTD e RCPJ. É a maior plataforma de registro eletrônico do País. Cabe à Central o acompanhamento de todo o processo, desde a solicitação por parte do cliente até a emissão do registro por parte dos cartórios. A plataforma é uma solução tecnológica que permite aos seus usuários, economia de tempo, agilidade e conforto no momento de utilizar os serviços oferecidos pelos cartórios.